Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Itaguaí
Estado do Rio de Janeiro
Acesso Rápido
Jornal Oficial Transparência Carta de Serviços
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Itaguaí
Prefeitura de Itaguaí
GOVERNO
  • Secretarias
    • Administração
    • Agricultura e Pesca
    • Ambiente, Mudanças do Clima e Bem Estar Animal
    • Assistência Social
    • Controladoria
    • Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação
    • Cultura
    • Desenvolvimento Econômico
    • Educação
    • Eventos
    • Fazenda
    • Governo
    • Licitações e Contratos
    • Mulher
    • Ordem Pública e Limpeza Urbana
    • Obras e Urbanismo
    • Procuradoria
    • Saúde
    • Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito
    • Transportes e Mobilidade Urbana
    • Esporte
    • Turismo
    • Portos e Logística
    • Gabinete
A CIDADE
  • Linha do Tempo dos Prefeitos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadão
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos
  • Buscar serviços por
    • Categoria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Notícias
Compêndio das Leis Municipais
  • Legislação Tributária
  • Legislação do Esporte
  • Legislação de Turismo
  • Legislação de Saúde
Galeria de Aplicativos
Páginas
  • CRAS
  • SIAFIC
    • Plano de Ação SIAFIC
  • Calendário de Esportes
Calendário de Eventos
PROMEA Itaguaí RJ
SMCTIC
sitemap
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Secretaria de Assistência Social já atende pessoas surdas com intérprete de Libras

Secretaria de Assistência Social já atende pessoas surdas com intérprete de Libras

Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Sspcd) garante serviço como prática de inclusão
Publicação:  10/02/2025 19h54
Última modificação:  11/02/2025 14h24
Compartilhar:
Atendimento em Libras garante mais inclusão para pessoas surdas em Itaguaí (Foto: Italo Dornelles/Comunicação PMI)
Atendimento em Libras garante mais inclusão para pessoas surdas em Itaguaí (Foto: Italo Dornelles/Comunicação PMI)

As pessoas surdas de Itaguaí têm mais um motivo para se sentirem inclusas: uma intérprete de libras vai ajudar nos atendimentos da subsecretaria da pessoa com deficiência, na Secretaria de Assistência Social. Catiane Mendes, especialista em Libras, vai estar à disposição dos cidadãos surdos para estabelecer uma comunicação eficaz, e assim contribuir para os devidos encaminhamentos às outras secretarias, conforme função da Assistência Social Municipal.

“A ideia da iniciativa é fazer com que as pessoas surdas tenham acesso aos serviços da secretaria. Antes, essas pessoas chegavam aqui e não tinham como se fazer entender. Agora, com a Catiane, a comunicação fica possível e plena”, disse o subsecretário da Pessoa com Deficiência Valnei Costa.

Além de Catiane, outra pessoa, a assistente social Nanni de Paula, é capaz de se comunicar por Libras (língua visual-motora, com estrutura gramatical própria, que é usada pela comunidade surda do Brasil). Deste modo, de segunda a sexta, das 8h às 17h, garante-se que qualquer pessoa surda que busque atendimento na secretaria terá atendimento com a presteza necessária.

Serviço já em operação

O atendimento em Libras já funcionava de forma experimental desde 24 de janeiro. Conforme explica a Secretária Micheli Sobral: “Não é uma ideia nova, porque sempre foi do nosso interesse que as pessoas surdas não tivessem dificuldades no seu exercício de cidadania. Nossa intenção é estender esse atendimento a outros setores da prefeitura, e vamos nos esforçar para isso”.

Nesta segunda feira (10) Micheli Sobral, Catiane Mendes e Valnei Costa receberam seis cidadãos surdos no auditório da Secretaria de Assistência Social para marcar o anúncio oficial do serviço. Eles receberam a novidade com entusiasmo e deram depoimentos sobre a dificuldade diária de conseguirem se fazer entender.

Pelo menos na Subsecretaria de Pessoa com Deficiência esse problema não existe mais.

O serviço de atendimento em Libras se soma a outro também já disponível, que é o atendimento por videochamada. Valnei Costa também explicou que em casos de pessoas surdas acamadas a subsecretaria envia um servidor para promover o atendimento. Essas ações fazem parte de um contexto maior da subsecretaria, que é executar programas como: Cuidando de quem cuida, SUB móvel e Itaguaí por mais inclusão.

Informações da Prefeitura
Rua General Bocaiúva, 636 - Centro - Palácio Barão de Tefé - Itaguaí - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 23815-310
Telefone: (21) 3782-9000
E-mail: faleconosco@itaguai.rj.gov.br
Imprensa: ascom@itaguai.rj.gov.br
GOVERNO
Secretarias
A CIDADE
Linha do Tempo dos Prefeitos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Notícias
Compêndio das Leis Municipais
Legislação Tributária
Legislação do Esporte
Legislação de Turismo
Legislação de Saúde
Galeria de Aplicativos
Páginas
CRAS
SIAFIC
Calendário de Esportes
Calendário de Eventos
PROMEA Itaguaí RJ
SMCTIC
sitemap

Redes Sociais

Prefeitura de Itaguaí Prefeitura de Itaguaí
Fale Agora Refazer a busca