A tecnologia tem sido uma aliada na vida do cidadão que precisa emitir guias de IPTU e dar entrada em processos. Dois terminais de autoatendimento na sede da Prefeitura de Itaguaí, na Avenida General Bocaiúva, dão mais rapidez, eficiência e comodidade aos cidadãos que precisam de documentos. O objetivo é otimizar o fluxo de atendimento presencial, promover a desburocratização e a reduzir do tempo de espera nas filas.
Os equipamentos (totens) são resultado de uma iniciativa que uniu a Secretaria Municipal de Fazenda e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (SMCTIC), que realizou uma cooperação técnica e é responsável pela infraestrutura tecnológica do projeto.
Os totens estão estrategicamente instalados no salão de entrada da sede da Prefeitura de Itaguaí, local de fácil acesso e grande circulação de contribuintes. Eles operam como estações de serviço rápido, e neles o contribuinte realiza demandas de alta frequência sem a necessidade de intervenção de um servidor no balcão. Atualmente, os equipamentos permitem a emissão de guias de IPTU e emissão de guias de protocolo, o que agiliza a regularização tributária e o acompanhamento e abertura de processos administrativos.
A implantação desta tecnologia facilita principalmente a função primordial de triagem. Ao absorver demandas padronizadas (como a impressão de guias) via autoatendimento, os equipamentos liberam os servidores municipais para se dedicarem à análise de casos mais complexos e despachos administrativos.
“Com os totens, notamos que os contribuintes aderiram ao uso da tecnologia e isso fez com as filas diminuíssem no setor de cadastro imobiliário. A ideia é fazer com que o cidadão não precise esperar muito para obter suas guias e protocolos, e nisso a Secretaria de Fazenda tem tido sucesso”, pontuou a secretária municipal de Fazenda, Emmanuelle Vieira.