As secretarias da Mulher e de Assistência Social estão atentas às oportunidades e aproveitaram o recente Coroa Folia no dia 31 de janeiro (próximo dia é 7/02) para atuar junto à população no evento e reforçar campanhas e serviços da atual gestão e assim proteger mulheres de assédio criminoso e também auxiliar famílias no que diz respeito ao cuidado com crianças e adolescentes.
Na Secretaria da Mulher, o lema “Não é não!” é tema de uma campanha para lembrar e divulgar que alegria não aceita desrespeito. A campanha que está em vigor nos eventos de pré-carnaval é para conscientizar e difundir a ideia de que não se pode confundir folia com abuso ou assédio. Agentes da secretaria conversaram com cidadãos e distribuíram panfletos e adesivos à vista de todos, para que o tema chegasse até os corações e mentes.
Os panfletos e adesivos orientam mulheres que tenham sido vítimas e o recado foi o seguinte: O Centro de Atendimentos à Mulher (Ceam) está pronto para atendimento se o limite for ultrapassado com apoio jurídico, psicológico e social. Paquera é legal, mas o consentimento é obrigatório. Se ela disser “não”, é “não”!
A Secretaria de Assistência Social também se fez presente no Coroa Folia do dia 31 de janeiro com um espaço para receber os cidadãos e também que serviu de referência para casos de crianças que por acaso se perdessem dos pais. Além disso, havia material informativo sobre os direitos dos menores e também sobre os programas assistenciais do município que promovem valores que dignificam a infância e a adolescência.
AÇÕES CONTINUAM
A atuação das duas secretarias vai continuar em todos os eventos de Carnaval daqui para a frente, como por exemplo o pré-carnaval da Secretaria de Cultura, em 6 de fevereiro, e na segunda etapa do Coroa Folia, no dia seguinte, 7 de fevereiro.
Respeitar mulheres e crianças é parte de uma cidade socialmente saudável e vigilante quantos aos direitos das pessoas. Diversão com segurança e responsabilidade é diversão de verdade.