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Secretaria de Assistência Social alerta sobre golpe

Cidadãos devem estar atentos sobre criminosos que fingem ser servidores em visitas domiciliares para fins de cadastro; secretaria orienta como reconhecer farsantes
Publicação:  28/04/2025 15h39
Última modificação:  28/04/2025 15h39
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Identificar colete, crachá e carro, além de solicitar número de registro da visita, pode evitar que cidadão caia em golpe de farsantes (Imagem: Secretaria de Assistência Social de Itaguaí)
Identificar colete, crachá e carro, além de solicitar número de registro da visita, pode evitar que cidadão caia em golpe de farsantes (Imagem: Secretaria de Assistência Social de Itaguaí)

A Secretaria de Assistência Social de Itaguaí alertou sobre um golpe que tem ocorrido em Itaguaí e deu instruções aos cidadãos para reconhecer a prática do delito e impedir transtornos que os criminosos possam criar.

Pessoas inescrupulosas fingem ser servidores da Assistência Social do município e pedem acesso à casa das pessoas sob o pretexto de realizarem cadastro para que elas obtenham cestas básicas e outros benefícios. Ao entrar e conversar com os cidadãos, conseguem dados bancários e fazem empréstimos e financiamentos vultosos.

A Secretaria de Assistência Social tem conhecimento de que ocorrem ao menos quatro casos entre os meses de março e abril deste ano e tiveram como vítimas principalmente idosos. As ocorrências tiveram registro na delegacia da cidade e seguem em apuração.

A fim de impedir que os criminosos façam novas vítimas, a Secretaria decidiu divulgar detalhes sobre os procedimentos para que todos fiquem cientes da prática criminosa.

A secretária Micheli Sobral explicou: “Os servidores da Assistência Social não fazem cadastro de cesta básica, vale social ou qualquer outro benefício na casa das pessoas. A única visita que a assistência social faz é junto com Cadastro Único e Bolsa Família”.

As visitas domiciliares passaram a ser uma exigência por força da Lei federal 15.077. Em Itaguaí, elas começaram a acontecer a partir de março deste ano. O objetivo das visitas é somente incluir o cidadão no Cadastro Único (Cad-Único) ou no sistema do Bolsa-família. Mais uma vez: a Secretaria não faz cadastro para obtenção de cestas básicas ou outros benefícios similares.

É preciso, portanto, estar atento a três indicadores que estão junto ao servidor legítimo da Secretaria: o crachá, o colete onde se lê “Assistência Social” e o carro. Todos esses itens seguem o padrão visual da Prefeitura, que inclui o brasão municipal.

Cada visita também tem um número de registro. Quem recebe a visita deve exigir esse número e anotá-lo. Caso tenha alguma suspeita de que a ação é ilegal, basta ligar para a secretaria e confirmar a identidade do servidor e o número de registro da ação.

O número da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itaguaí é 3782-9000, ramal 2506.

Wesley Almeida, coordenador do programa Bolsa-família de Itaguaí, reforça: “Todo cuidado é pouco, os criminosos se valem da necessidade das pessoas e acabam por trazer grandes prejuízos ao invés de benefícios. Confira o crachá, o colete, carro identificado, peça o número da visita e confirme com a secretaria, caso haja alguma suspeita de irregularidade”.

Informações da Prefeitura
Rua General Bocaiúva, 636 - Centro - Palácio Barão de Tefé - Itaguaí - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 23815-310
Telefone: (21) 3782-9000
E-mail: faleconosco@itaguai.rj.gov.br
Imprensa: ascom@itaguai.rj.gov.br
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