A equipe médica do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), em Itaguaí, comemorou o sucesso de um procedimento de alta complexidade que aconteceu pela primeira vez no município: uma cirurgia de tumor colorretal. Isso representa um avanço importante na saúde municipal, porque oferece agilidade no cuidado com o paciente, que passa a não depender de regulação estadual.
A paciente foi acometida de um tumor de cólon esquerdo, e, para ela, a intervenção mais indicada era colectomia esquerda, que contempla justamente a área que está com o câncer de intestino. Essa cirurgia era inédita na cidade até o último dia 26 de abril, e foi um sucesso: a paciente está internada no CTI e evolui bem clinicamente, apesar da complexidade do procedimento. Ela progride com dieta oral e sem queixas relevantes.
O HMSFX conta com duas líderes de equipe: as doutoras Roberta Coelho (coordenadora da cirurgia geral do hospital) e Tamiris Cerutti (cirurgiã oncológica). Elas, juntamente com o Doutor Thiago Oliveira, realizaram a cirurgia, que durou cerca de três horas.
Oliveira comentou: “Com muito orgulho, realizamos com sucesso a primeira cirurgia eletiva de tumor colorretal. O procedimento transcorreu conforme o planejado, sem intercorrências. É muito satisfatório que a paciente esteja com boa evolução no pós-operatório. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais o acesso e a disponibilidade desse tipo de tratamento para a população”, comemorou o médico.
Os sintomas do câncer colorretal são perda de peso, sangramento intestinal e alguma massa ou tumoração palpável ao exame físico. Exame, diagnóstico e tratamento estão disponíveis no hospital. A colonoscopia, o principal exame, acontece semanalmente no HMSFX, três vezes por semana.
Tudo começa no Posto de Saúde, junto ao médico de família, que encaminha o paciente - via regulação - até o hospital, que conta com um cirurgião oncológico e um ambulatório de cirurgia oncológica, que começaram a funcionar neste ano. A equipe está em definição da frequência necessária desse perfil de cirurgia e já iniciou um fluxo contínuo desse perfil de paciente para o hospital municipal.
Todo o processo, desde a atenção básica até o procedimento cirúrgico, procedimento final de assistência ao paciente, está disponível pela rede municipal de saúde. O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é reduzir o tempo de espera do paciente na fila do SUS e, principalmente, oferecer cirurgia de qualidade para os cidadãos.