A Prefeitura de Itaguaí, em parceria com a Receita Federal, deu início nesta quinta-feira (27) a um projeto inovador que capacita mulheres para transformar aparelhos de TV Box apreendidos em minicomputadores. A ideia é equipar escolas públicas do município com as máquinas.
A capacitação inicial é para 10 servidoras da Secretaria Municipal da Mulher, que vão atuar como multiplicadoras do conhecimento e repassar a formação a outras mulheres. A iniciativa faz parte do programa da Receita Federal chamado “Cidadania Fiscal”, que busca dar um novo destino a produtos apreendidos, evitando o desperdício e gerando benefícios para a comunidade.
Estiveram presentes no evento o prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus; o Delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí - José Calado; a secretária da Mulher - Juliana Rodrigues; a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - Luciana Câmara; o subsecretário de Ciência e Tecnologia - Tiago Almeida; e os analistas da Receita Federal Renato Carlos e Cristiane Albuquerque.
O projeto prevê a criação de laboratórios de Tecnologia da Informação em escolas públicas. Além disso, já se discute a ampliação da parceria para o reaproveitamento de outros materiais apreendidos, como periféricos eletrônicos e tecidos, que poderão ser utilizados em projetos sociais do município. Segundo Rafael Tavares Freitas, analista tributário da Receita Federal responsável pela capacitação inicial das servidoras, a ideia é expandir essa tecnologia para que haja o reaproveitamento do maior número possível de equipamentos.
A analista tributária Cristiane Albuquerque destacou que o conhecimento adquirido pelas mulheres irá se converter em benefícios para a população de Itaguaí, principalmente para as escolas do município. “Hoje é só o primeiro passo do muito que poderá ser feito”, disse Cristiane.
Além de proporcionar conhecimento e capacitação, o projeto também fortalece a inclusão digital no município. A secretária da Mulher, Juliana Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa para as mulheres e para a comunidade: “Essa parceria é muito importante! Estamos dando o pontapé inicial para que nossas servidoras se tornem multiplicadoras desse conhecimento e levem essa capacitação para outras mulheres. É uma forma de ensinar, ajudar e abrir novas oportunidades para todas”, afirmou Juliana.
O Delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí, José Calado, destacou a importância da cooperação entre os órgãos. "A Prefeitura de Itaguaí é nossa parceira preferencial. Queremos que o porto e a Receita Federal contribuam para o desenvolvimento do município e da população local", disse.
A expectativa é que até abril os primeiros laboratórios estejam montados e funcionando nas escolas municipais, garantindo mais acesso à tecnologia e incentivando novas oportunidades educacionais para crianças e jovens de Itaguaí.