Uma reunião no gabinete do prefeito de Itaguaí nesta segunda-feira (9) marcou um importante passo para que o viaduto de Chaperó avance e se torne uma realidade cada vez mais clara para a população. Representantes da MRS, concessionária de ferrovias que atua na cidade, apresentaram ajustes no projeto original do viaduto para o prefeito Haroldo Jesus e os secretários municipais Agenor Teixeira (Obras e Urbanismo); André Amorim (Gabinete); Roberto Lucio Espolador (Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito) e Carlos Kifer (Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem Estar Animal).
Veronica Mageste (Gerente de Relacionamento Institucional do Rio de Janeiro) e Marcos Freitas (Líder de Maturidade de Projetos), ambos da empresa ferroviária, explicaram para as autoridades que o projeto do viaduto enfrentava três grandes obstáculos no local: a necessidade de construir uma nova adutora para a Rio Mais Saneamento; as remoções de postes da Light e uma autorização da Transpetro. Com um novo traçado, o viaduto ganhou em viabilidade e assim se pode antecipar em alguns meses o início das obras.
“É uma obra complexa, mas graças ao apoio da prefeitura conseguimos encontrar um modo de evitar esses obstáculos e assim prosseguirmos com as etapas de engenharia que temos pela frente de um modo um pouco mais ágil”, disse Veronica na reunião.
Em abril deste ano, a Prefeitura de Itaguaí anunciou a parceria com a MRS para a construção de um viaduto que vai ligar Ibirapitanga e o Parque Primavera a Chaperó e beneficiar milhares de pessoas na cidade que precisam transitar entre os bairros sem o transtorno e o perigo da cancela que existe hoje no local.
O viaduto passou a se tornar realidade depois do resultado de negociações intensas em Brasília - principalmente a partir de março de 2025 - que envolveram a Prefeitura de Itaguaí, a MRS e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), via Ministério dos Transportes.
INCLINAÇÃO SUAVE
De acordo com o novo projeto básico que foi aprovado na reunião, o viaduto terá 540 metros de extensão e alcançará uma altura máxima de 12 metros no vão sobre a ferrovia. Diferentemente do projeto original, o viaduto terá uma ciclovia. A inclinação será de 8% (o recomendado é até 8.3), o que significa um aclive e declive suaves. Os representantes da MRS lembraram que, com essa inclinação, ciclistas e cadeirantes podem facilmente atravessar pelo viaduto, sem qualquer transtorno.
O prefeito Haroldo Jesus inclusive lembrou o chamado “Tobogã”, viaduto que atravessa a linha férrea em Brisamar, cuja inclinação exagerada é motivo de destaque para moradores e visitantes em Itaguaí. Haroldo disse que o viaduto de Chaperó não será criticado pela inclinação.
A fase de levantamento topográfico e sondagem do solo já terminou, e agora a nova etapa será de obtenção de licenças ambientais e supressão vegetal, além do início de preparação do traçado – que deve acontecer a partir de outubro deste ano.