A educação climática está cada vez mais presente no cotidiano das salas de aula. Em Itaguaí, as unidades de ensino da Prefeitura sabem do seu papel na formação ambiental de seus alunos. E um bom exemplo, vem da Escola Municipal Jorge Flores da Silva, no bairro Jardim Weda. A unidade conquistou, recentemente, o selo ‘Escolas Pelo Clima’ pela criação de um projeto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa no município.
Na prática, os alunos desenvolveram ações de coleta seletiva de resíduos sólidos e descarte adequado na comunidade que a escola está inserida. A ideia do projeto escolar foi influenciar boas práticas nos cidadãos, levando-os a mudar seus hábitos na hora de descartar lixo. Tudo foi pensado e planejado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Além disso, os estudantes foram estimulados a refletir sobre os impactos da poluição e a buscar soluções para reduzir o descarte irregular nas encostas dos rios do município.
Prêmio
O selo reconhece iniciativas educacionais que buscam soluções para a crise climática e é organizado pela Reconectta e pelo Movimento Escolas Pelo Clima. A unidade de ensino do município foi uma das 35 instituições que se destacaram pelo movimento no ano de 2022.
“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que fomos contemplados com esse selo. Essa conquista veio para estimular ainda mais o nosso trabalho mostrando que estamos na direção correta. Agradeço à SMEC pelo suporte e todos os nossos professores e alunos que compartilharam a ideia de termos uma escola com viés sustentável”, acentua o diretor da unidade, Leandro Ferreira.
Participar do Movimento Escolas Pelo Clima em 2022 possibilitou aos alunos ampliar seu campo de experiências e perceber que pequenas ações são capazes de transformar uma comunidade, uma cidade.
“Saber que há um movimento que busca estimular o interesse pelas mudanças climáticas também é fator motivador para permanecermos lutando pelo futuro do planeta. Com certeza, uma surpresa grata e positiva saber que o empenho de alunos, responsáveis e toda equipe escolar para a realização do projeto está sendo reconhecida. Receber este selo só reforça que o trabalho está no caminho certo e que não devemos parar por aqui”, conclui a professora Flávia Soares.