O Programa de Controle à Obesidade, da Prefeitura de Itaguaí realizou, nesta quarta-feira (7/06), no Sítio Bumerangue, um workshop que reuniu profissionais de saúde e pacientes que são atendidos no projeto.
A iniciativa contou com palestras sobre saúde mental, nutrição, hipertensão e diabetes, além de dinâmicas de alongamento e dança. Os participantes também fizeram degustação de alimentos integrais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2023 o projeto, que acontece no Centro Municipal de Especialidades, atende 210 participantes. E quem é beneficiado pelo programa, já colhe os resultados.
Moradora do Ibirapitanga, Eliane Meire de Oliveira, diz que integra o grupo de obesidade desde março. Ela comemora a marca de 30 quilos a menos.
"O meu resultado é positivo. A gente revê os maus hábitos, sai do sedentarismo. Eu ficava assim: de casa para o trabalho, mas hoje tenho uma nova rotina na qual inseri a atividade física", descreve a moradora.
Segundo a coordenadora do projeto, Luciângela Xavier, os participantes têm uma meta de perder quatro quilos por mês.
"A nossa proposta é essa: que eles percam quilos, mas associado ao exercício, alimentação saudável e de olho nas doencas controladas. Isso é que o mais importa para a gente. Muitos, inclusive, ultrapassam a meta e ensinam para a família tambem", finaliza Luciângela.