A Casa de Cultura Marise Moreira comemora 20 anos de atuação como um dos principais polos artísticos e culturais da região, com uma programação especial no dia 6 de fevereiro que traz arte, memória e música para celebrar duas décadas de contribuição à cena cultural local.
O local é icônico na cidade, pois lá funciona a sede da Secretaria de Cultura e é um monumento histórico – a antiga estação de trem da cidade, na Estrada do Trapiche, s/n.
O evento de celebração do aniversário começa com a apresentação da Bamita, atração musical que promete animar o público em um encontro festivo entre artistas e apreciadores da cultura.
Em um momento histórico, a programação contará com a incorporação do quadro de Marise Moreira ao Centro de Memória, um marco importante de reconhecimento: Marise se torna a primeira mulher a integrar o espaço expositivo dedicado à preservação da história e da cultura da cidade. Essa homenagem simboliza a relevância do legado deixado por Marise na construção e fortalecimento das expressões artísticas no território.
A celebração prossegue com a abertura da exposição “Um Olhar sobre o Passado”, do artista Marcos Evangelista, que traz um olhar sensível e poético sobre a história local por meio de suas obras. Durante a abertura da mostra, a sala expositiva receberá oficialmente o nome de Marcos Evangelista, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição às artes visuais.
A programação também inclui show de música, trazendo uma experiência cultural diversificada para visitantes de todas as idades.
Ao longo de seus 20 anos a Casa de Cultura Marise Moreira se consolidou como um espaço de promoção da arte, intercâmbio cultural e formação de público com exposições, apresentações, oficinas e iniciativas que fortalecem o tecido cultural da comunidade.